teoria geral
Para gerenciar e monitorar um processo que estão em execução no Windows, basta abrir a barra de tarefas do Windows que mostrara, mas não todos, pois alguns programas internos usados pelo sistema operacional, não são mostrados na barra de tarefas. Para abrir o gerenciador basta pressionar Control-Alt-Del, onde podevos ver varias informações.
Selecionando a guia processos, mostrara uma lista com todos os processos em execução naquele momento, um aplicativo pode estar desmembrado em vários processos.
Aqui são mostrados varias informações importantes como nome de usuário, a porcentagem de tempo que o processador reserva para cada processo e a quantidade de memoria consumida por aquele processo. Essas informações serão uteis para diagnosticar problemas de lentidão, falta de memoria e travamentos do processo.
Threads:
Os threads nos subsistemas Windows podem ser presentadas por threads de prioridade mais alta, com exceção de quando são executadas no despachante do Kernel. Isso ajuda a responder com mais rapidez a eventos externos. No Windows, várias threads podem ser executados ao mesmo tempo em computador multiprocessador, porque usa processamento simétrico.
Na plataforma Linux também tem-se os comandos para abrir o gerenciador de processos e ver qual programas estão em execução na maquina, ou para resolver um problema de travamento, lentidão. São mostradas informações importantes como nome dos processos, estado, porcentagem da CPU, ID, quantidade de memoria consumida.
Threads:
Uma das formas mais fáceis de visualizar os threads que estão rodando em um sistema Linux é através do comando top. Para ver os threads que estão sendo executadas nesse momento deve-se executar este comando e quando a sua interface iniciar pressionar a tecla SHIFT e digitar H, ou seja, SHIFT+H isso irá ativar a opção do top que mostra não só os processos como também seus threads.
Fontes: