Teoria geral
Unidade 1 Joinville
Professor: Marcio Ricardo Kopp
Teoria Geral da Administração
ENFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Joinville, Setembro de 2010
INTRODUÇÃO
A administração teve um desenvolvimento no decorrer do tempo tendo como princípio algumas teorias que serviram como base para evolução. Abordamos as seguintes teorias: * Clássica * Da Burocracia * Estruturalista
Nelas terão os conceitos, definições e características de cada etapa evolucionista, chegando desta forma a administração da atualidade.
A abordagem da teoria clássica, Fayol dá principio ao homem na estrutura empresarial enfatizando-o com sua eficiência.
Na Teoria da Burocracia deu-se início a formalização, divisão dos trabalhos e hierarquias.
Teoria Estruturalista ocorreu um agrupamento social das organizações.
Teoria clássica da administração
A teoria Clássica foi idealiza por Henri Foyol (1841-1925), engenheiro Francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal,caracterizando-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima de eficiência. As funções administrativa constitui as próprias funções do administrador.Para Fayol, as funções administrativas são compostas pelos elementos da administração, a saber: 1. Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação. 2. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal. 4. Cooderna: ligar,unir,harmonizar todos atos e todoa os esforços coletivos. 5. Controlar: garantir que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
São localizáveis em qualquer