MPS
Histórico
A busca por melhorias na qualidade e gestão dos softwares desenvolvidos pelas empresas brasileiras levou a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) a estabelecer e manter o Modelo MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), que está em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504, é compatível com o modelo CMMI, é baseado nas melhores práticas da engenharia de software e é adequado à realidade das empresas brasileiras (SOFTEX, 2009a).
Criado em dezembro de 2003, o Modelo MPS.BR é coordenado pela SOFTEX e conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Juntas, estas instituições auxiliam as empresas brasileiras a buscarem maturidade e qualidade nos produtos oferecidos ao mercado brasileiro e internacional (SOFTEX, 2009a).
Objetivo do Programa
Segundo o Guia Geral da SOFTEX (SOFTEX, 2009a), o programa foi criado com o objetivo de Melhorar o Processo de Software Brasileiro. Para alcançar esse objetivo foram traçadas algumas metas iniciais a serem atingidas a médio e longo prazo. Tais metas já foram atingidas pela SOFTEX.
Meta de mercado: visa à disseminação e adoção do modelo MPS, em todo o país, em um intervalo de tempo justo, a um custo razoável, tanto em micro, pequenas e médias empresas, que são os focos principais do programa, quanto em grandes organizações públicas e privadas, a fim de conquistar os seguintes resultados:
• Criação e aprimoramento do modelo de negócio MN-MPS; (melhoria de negocio)
• Cursos, provas.
• Organizações que implementaram o modelo MPS;
• Organizações com avaliação MPS publicadas (prazo de validade de três anos).
Benéficos MP´S
Segundo a SOFTEX (SOFTEX, 2011c), o programa cooperativo oferece os seguintes benefícios para as empresas participantes:
• Redução de custos de