Movimentos
Curso: Proeja – Edificações
Professor: Cleber Bastos
Alunos: Osvaldo Lima da Silva Valdeir de Castro Gomes Daniele da Costados Santos Cristiane Araújo de Castro
EXPERIMENTO EM LABORATÓRIO
MANAUS
2014
Alunos: Osvaldo Lima da Silva Valdeir de Castro Gomes Daniele da Costados Santos Cristiane Araújo de Castro
EXPERIMENTO EM LABORATÓRIO
MANAUS
2014
1. Introdução
A queda livre dos corpos caracteriza-se por um fenômeno natural contra-intuitivo. Em outras palavras, é comum as pessoas considerarem que um corpo em queda livre que possua maior massa, caia mais rapidamente que um corpo mais leve. O que significa dizer que, se considerarmos ambos abandonados de uma mesma altura e no mesmo instante, geralmente, o primeiro (maior massa) atingirá o solo mais rapidamente que o último (menor massa). Apesar das evidências observacionais, o tempo de queda de um objeto independe de sua massa e, podemos dizer que, a resistência do ar, geralmente, é a responsável por retardar o tempo de queda do objeto mais leve.
O astronauta David Scott da Apollo 15, ao pousar na lua, realizou uma experiência interessante para demonstrar que a massa não interfere na quedados corpos. Abandonou um martelo e uma moeda de uma mesma altura, e os dois caíram simultaneamente, atingindo o solo lunar praticamente ao mesmo tempo. Cabe salientar que, a lua possui um valor de aceleração da gravidade relativamente menor que a Terra. No caso, a atmosfera lunar sendo tênue, é fácil notar que os dois objetos por estarem submetidos à mesma aceleração, percorrem as distâncias até o solo, em tempos iguais.
O principal objetivo deste trabalho foi propor algumas atividades demonstrativas, com materiais disponíveis em sala de aula e laboratório , para que o professor possa orientar aula