Movimentos sociais e educaçao
Esse estágio foi desenvolvido no Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira e tem como objetivo promover ações integradas com as demais políticas públicas, de forma a viabilizar a implementação da Política Municipal de Assistência Social, possibilitando a Proteção Social dos cidadãos e grupos resgatando o exercicio continuo da cidadania e o engajamento nas atividades sociais e produtivas, estimulando o idoso na busca de uma rotina de vida ativa.
A Equipe que faz parte do Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira (Assistente Social, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Auxiliar Administrativo), entende a importância de um Estágio Curricular Supervisionado, tendo em vista sempre o aprendizado de ambas as partes envolvidas, quanto a um fazer paralelo entre teoria e a prática.
Nesta perspectiva o envolvimento desta Equipe foi bastante positivo, pois se fez presente durante todo o processo de Estágio Curricular II e a execução do Projeto de Intervenção que tem como objetivo promover a reflexão dos Idosos do acerca do Estatuto do Idoso e orientá-las utilizando principalmente de uma oficina da memória onde eles possam esta memorizando vários artigos do estatuto, reconhecendo seus valores, direitos,sentimentos e estabelecendo melhores relacionamentos interpessoais.
Enfim, o projeto se propõe a dar evidência, de acordo com a legislação específica e o conhecimento da realidade local, espelhado na Análise Institucional feita anteriormente, a temática do idoso, seus problemas, seus direitos, possibilidade, competências colocando-os não como uma ameaça, não como um “fardo” ao núcleo familiar, mas como pessoas que cuidaram de suas famílias e agora precisam que estas compreendam seus limites físicos, suas fragilidades, criem condições de convivência, de