educação e movimentos sociais
1) Relacione a importância da Educação Cidadã neste caminho de busca da consciência crítica e diálogo com os Movimentos Sociais? Relate os pontos positivos, negativos e as demandas sociais pela educação no Brasil, nos anos 80.
A educação é o meio de formação que influencia em todos os setores da sociedade. Suas competências e responsabilidades são um consenso nos debates atuais. A importância de uma educação cidadã está relacionada principalmente com a formação e constituição de atores sociais como sujeitos na constituição de uma política nacional sólida e democrática, onde sejam capazes de interferir nos processos decisórios da sociedade.
Para isso, necessitam de uma consciência crítica que passa necessariamente por um processo de questionamento das políticas públicas voltadas para o povo. Os movimentos sociais são um meio importante de aprendizagem crítica, emancipadora e transformadora da realidade. A consciência crítica adquirida nos movimentos sociais, sobre os direitos e os deveres do cidadão, a responsabilidade de cada na estrutura social, os processos de funcionamento do aparato público e as velhas e atuais bandeiras de luta, é o que unifica esses grupos.
Diante disso, é necessário investigar os anos 80 como a época do ressurgimento da educação popular, através da prática de grupos sociais e associações, apresentando os avanços e retrocessos em respostas às demandas sociais pela educação nesse período. A concepção de educação adotada pela autora abrange todos os processos que envolvem a aprendizagem de novas informações sobre novos hábitos, valores, atitudes e comportamentos, que geram novas mentalidades e práticas, fundamentais para a formação dos indivíduos enquanto cidadãos.
A década de 80 começou sendo vista como a década perdida, com perda dos índices de crescimento, de produtividade agrícola e industrial, perdas em qualidade de vida, aumento dos índices de criminalidade, de poluição, de doenças infantis, aumento