Movimentos Sociais no Brasil
Os principais movimentos sociais no Brasil foram:
Diretas Já!
O movimento das diretas já, contou com grande participação e apelo da população, que lutava para estabelecer eleições diretas para presidente no Brasil. Com o aumento crescente da inflação, a crise fez com que o sistema até então governando pelos militares diminuísse cada vez mais.
A emenda constitucional foi votada em 25 de abril de 1984, porem ela não foi aprovado, devido a artimanhas de políticos ligados ao regime militar. Porem em 1989 ocorre a primeira eleição direta para presidente, após ser estabelecida na constituição de 1988.
Geração caras-pintadas – Impeachment 1992
Após as eleições diretas para presidente em 1989, elegendo o então presidente Fernando Collor de Mello, a população começou a se manifestar por conta das falhas que seu governo estava apresentando. Os jovens que ficaram conhecidos com caras-pintadas descobriram uma nova forma de protestar exigindo democracia. No dia 29 de setembro de 1992, Fernando Collor, é impedido como presidente do Brasil.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo descrever o conceito dos movimentos sociais e citar dois movimentos sociais importantes na historia do Brasil.