pilhas
Pilhas Alcalinas
Trabalho direcinado à disciplina de Química, que foi solicitado pela professora Daniele, no C.E. SESI
175- Poá.
AGOSTO/2010
Pilhas Alcalinas
Dados bibliográficos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilha_alcalina
http://www.rayovac.com.br/pilha.htm
http://www.google.com.br/images?q=pilhas+alcalinas&um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&ei=jD9YTKj-E9CNnQeQmb3PCA&sa=N&start=20&ndsp=20
08
Composição
A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução (mistura eletrolítica) alcalina (pH~14) de hidróxido de potássio ou de hidróxido de sódio (bases), e de um cátodo de dióxido de manganês compactado, envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante de nylon.
Apesar de a pilha comum e a alcalina serem ambas compostas de dióxido de manganês e zinco, o processo de fabricação é diferenciado: na pilha comum, a mistura eletrolítica é de cloreto de amônio (sal ácido) e o zinco é o envoltório do mecanismo — na alcalina, o zinco ocupa o centro da pilha.
Diferenciais
Comparando-a com a pilha seca comum, a alcalina é mais cara, mantém a voltagem constante por mais tempo e dura cerca de cinco vezes mais. Isso ocorre porque o hidróxido de potássio ou sódio é melhor condutor eletrolítico, resultando em uma resistência interna muito menor do que na pilha comum ou seca. A pilha alcalina é capaz de fornecer correntes mais elevadas, tem ótimo desempenho em baixas temperaturas, bom rendimento em equipamentos de alto consumo e excelente proteção contra vazamentos. Ela não sofre reações paralelas durante o período de armazenamento, podendo ser guardada por até quatro anos, mantendo cerca de 80% de sua capacidade original.
Aplicação
A pilha seca é usada