movimentos populares e o direito
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
FILOSOFIA DO DIREITO
TURMA: DN2
NOME: AMANDA LOPES QUEIROZ
MOVIMENTOS POPULARES E O DIREITO
Diante da onde de manifestações populares, que ocorreu no Brasil há alguns meses, tendo como principal reinvindicação impedir o aumento da tarifa no transporte público em varias capitais brasileiras, a questão de movimentos populares ganhou um destaque, nos estudos recorrentes há esse tema. Pois foram manifestações que mobilizaram uma grande quantidade de pessoas em prol de uma luta que vai muito além, das tarifas de transporte. Sendo que dentro dessas manifestações a contestação ao sistema político e social vigente foi frequente, visto que a população questionou os gastos excessivos em se realizar uma copa do mundo em um país em que direitos sociais básicos como: saúde, educação, alimentação, não possuem plena eficácia, para todas as camadas sociais. Uma vez que a classe economicamente mais baixa tem uma enorme dificuldade de acesso há esses direitos instituídos.
Apesar dessas manifestações populares, não constituírem de forma organizada um movimento popular direcionado, elas partem dos anseios de vários movimentos populares, que atuam no Brasil reivindicando a inclusão social para todos. As aparentes conquistas dessas manifestações ( o não aumento da tarifa no transporte público), mostra que os movimentos populares alcançam suas demandas sociais, seja de uma maneira mais rápida (como ocorreu nessas manifestações), ou através de um processo histórico de conquistas, porem o mais importante a se considerar é que toda vez que a sociedade mostra seu descontentamento com a ordem vigente, ela obtém respostas.
Movimentos populares são movimentos que visam a igualdade plena de direitos, para as classes socialmente excluídas, e possuem algumas características : objetivam a transformação da realidade social que estão inseridos, tem caráter democrático, se reúnem entorno das massas economicamente