Trabalho Tatiane Moraes R go
RESUMO
A finalidade do presente projeto de pesquisa é resgatar a importância histórico dos movimentos sociais e da participação da população como elementos basilares na conquista, consolidação e ampliação dos direitos, cujo processo histórico, hoje distanciado, se faz necessário para a compreensão e conquista de novos espaços de luta. Para a produção textual utilizamos como encaminhamento metodológico a pesquisa bibliográfica.
Não pretendemos exaurir as possíveis análises sobre o tema em questão, mas partimos do panorama dos principais movimentos sociais ocorridos após o século XVIII, século da emergência do capitalismo e da Revolução Industrial, para exemplificarmos os avanços, inclusive dos movimentos ocorridos no Brasil da época colonial à contemporaneidade.
Nesse ponto de vista, percebemos e destacamos que os movimentos sociais e a participação popular são elementos essenciais na promoção das reivindicações e na tomada de espaço de luta, necessários para assegurar a conquista, consolidação e ampliação dos direitos.
PALAVRAS CHAVE: Direitos, Movimentos sociais, Participação popular e Conquista.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
4
2. Avanços dos movimentos sociais
6 e 7
2.1- Participação Social
7 e 8
2.2 – A participação Popular e o Sistema Único de Saúde
2.3 A origem das Conferências de Saúde.
8
CONCLUSÃO
9
REFERÊNCIA
10
1-INTRODUÇÃO O assunto dos movimentos sociais e participação popular remetem sempre à problemática das classes sociais provenientes da sociedade capitalista. Nesta relação de classes antagônica e contraditória, os movimentos sociais, a participação popular, as greves e as reivindicações são formas de demonstração na luta por melhores condições de existência. No século XVIII se completa a transição de sistema feudal a capitalismo, as mudanças provocadas no processo de produção e a emergência do trabalho assalariado impactam