Movimentos Estudantis
Estudantis
-
Antigamente
&
Atualmente.
Blumenau, 14/07/14.
SUMÁRIO
-Introdução Página 01
-O que é? Página 01
-Associações Página 02
-Principais Movimentos Página 05
-O Movimento Acabou? Página 08
-Conclusão Página 09
-Bibliografia Página 10
Introdução. 01 Neste trabalho iremos falar sobre os movimentos estudantis, Seu principal objetivo é nos mostrar como podemos conseguir as coisas sem fazer o uso da violência. Com os movimentos do passado conseguimos muitas melhorias que nos ajudam até hoje em nossos dia-dia, direitos conseguidos graças a eles que foram as ruas pedir melhorias.
O que é? O movimento estudantil brasileiro nasceu em 1710 quando soldados franceses invadiram o território brasileiro, na época pertencente a Portugal. Eles, entretanto, foram expulsos por milhares de estudantes de conventos e escolas religiosas que os enfrentaram. Movimento estudantil é um movimento social gerado pelos universitários, em sua maioria, estudantes de ensino superior em seu determinado território. Atualmente, a atuação estudantil encontra-se fragmentada sem tanto poder de mobilização como antes vista. De acordo com Mesquita, "O movimento estudantil passa por uma crise de representatividades e organicidade que se manifesta na sua intervenção fragmentada e na pouca expressividade entre os estudantes”. Além disso, a estrutura organizacional das entidades estudantis continua com seus modelos hierarquizados, não contemplando a nova realidade do jovem brasileiro, que demanda novas formas de organização na esfera política.
Associações que Apoiam os Movimentos Estudantis. 02
OCLAE- Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes.
É a maior entidade dos estudantes na América Latina, todas as entidades nacionais dos países são filiadas a ela. Sua sede fica em Cuba, onde a UNE mantém um representante para levar as lutas e bandeiras dos