Movimento Tropicália
Disciplina: Artes
Amanda de Sá
Trabalho de Pesquisa para a formação da 1ª nota da disciplina de Artes
Recife, 2012
Em meio a um cenário de repressão, proveniente do período de ditadura em que o Brasil se encontrava, uma série de protestos e manifestações tomou conta dos grandes centros urbanos como uma forma de resistência ao regime.
Entre os revoltosos estavam estudantes indignados com estado em que se encontrava a educação nas Universidades, eram constantes os choques entre estudantes e militares. A censura estava no ar, o teatro, o cinema, a música, a arte, todos utilizavam seus recursos para demonstrar a insatisfação com as questões sociais e culturais. O Movimento Tropicália
O nome tropicália faz referência a uma obra do artista pós-moderno Hélio Oiticica, que vai muito além de um quadro em que você tenta compreender qual mensagem o artista deseja explorar. Sua obra se resume em um ambiente tropical (lembrava os morros com seus becos), composto por um labirinto com araras, areia, plantas, poemas, capas de parangolés (uma espécie de capa que envolvia o “observador”, fazendo com que ele sentisse pertencer à obra do artista), Segundo o criador, o ambiente “possuía imagens que, que invade os sentidos (visão, tato, audição, olfato), convidando ao jogo e à brincadeira”. Tais imagens que compunham o cenário explicam a origem do nome tropicália. Com componentes originalmente brasileiros o artista faz menção ao antropofagismo.
Para Hélio Oiticica, quais quer exposições não deveriam ser restritas apenas a mesmices de Museu e Galerias de Artes, esquinas, viadutos, ruas, terrenos baldios, enfim... Lugares que nos deparamos em nosso cotidiano chamariam o público para a participação, para ele “Museu é o mundo, é a experiência cotidiana”. Essa postura vanguardista de Oiticica foi de grande influência para a cena musical da época.
Um novo jeito de