Movimento Tropicália
Características:
Rompimento com a arte militante, que era a situação politica do país.
As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas.
As letras das músicas eram codificadas, então exigiam certa bagagem cultural para serem compreendidas. ("Alegria, Alegria" de Caetano Veloso não tem sentido óbvio, mas carrega em sua letra preocupações típicas da juventude da década de 60, um tormento com a violência da ditadura e um desejo de inovar, de romper barreiras.).
Eles se caracterizavam pelo excesso, roupas coloridas, cabelos compridos e agregavam várias influências musicais, o objetivo era chocar, como um tipo de protesto contra a música brasileira bem comportada. Eram muito influenciados pela contracultura, a questão do movimento hippie e essa ideia de ruptura e inovação.
O tropicalismo era uma mistura de vários gêneros musicais, dando conta de diversas manifestações da cultura nacional.
Falando bem rápido das influencias, a gente pegou essas três imagens.
- A primeira é o Abaporu da Tarsila do Amaral, que é um exemplo do Movimento Antropofágico. A ideia seria “digerir” a cultura exportada pelas potencias culturais e mesclar a mesma com a cultura popular e identidades nacionais. Um bom exemplo disso é a utilização da guitarra elétrica.
- A diferença entre antropofagia e a tropicália é que a primeira estava interessada na digestão da cultura erudita, enquanto os tropicalistas incorporavam tanto o erudito quanto o popular e não necessariamente popular, mas pop, sendo muito influenciado pelo Pop Art.
- A preocupação dos tropicalistas em tratar a poesia das canções como elemento plástico, criando jogos linguísticos e brincadeiras com as palavras é um reflexo do Concretismo.
Tropicália e a Jovem Guarda
Geração “iê, iê, iê”.
Reunia, entre outros, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
Primeiro fenômeno de massa da cultura pop do Brasil
Surgiu quando a música