17
SOM QUE ECOA: O MOVIMENTO TROPICÁLIA E A
MÚSICA “ALEGRIA, ALEGRIA”¹.
Jéssica Alves Tropaldi²
Resumo
Propõe-se uma análise acerca do tropicalismo e de sua propagação, enfatizando o papel de Caetano Veloso enquanto um dos principais líderes da tropicália. Para tanto, faremos uma caracterização do movimento e do contexto histórico no qual se inseri a Tropicália. Neste contexto, pretende-se perceber as propostas de inovação que o movimento Tropicália buscou instaurar na música popular brasileira e sua vinculação através dos meios de comunicação.
Palavras-chave: Tropicália ; Caetano Veloso; Música; meios de comunicação;
¹Trabalho apresentado no 1º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia – Alcar CO 2012, 31/10 e 01/11 2012, Unigram/ Dourados/ MS. .
²Estudante de Graduação 7º semestre do Curso de História da UFGD, bolsista PIBID, email: jessicatropaldi@hotmail.com
Comunicação & Mercado/UNIGRAN - Dourados - MS, vol. 01, n. 02 – edição especial, p. 208-219, nov 2012
TROPALDI, Jéssica Alves
209
O MOVIMENTO TROPICÁLIA
As manifestações artísticas constantemente estão à procura de novas perspectivas, buscando romper com
conceitos ultrapassados na tentativa de formular uma expressividade coerente com seu tempo. Todavia, a maior parcela dos indivíduos não estão preparados para linguagens transformadoras, por isso rejeitam o que lhes espantam, o novo e dessemelhante. Foi o que ocorreu com o movimento Tropicália.
Conforme TOFFANO (2009), a tropicália foi um movimento artístico-cultural ocorrido no Brasil e tem
seus episódios instituidores centrados em 1967, ainda que o movimento tenha tomado proporções somente em
1968, a partir de um manifesto despretensioso de Nelson Motta no jornal Última Hora do Rio de Janeiro, intitulado “Cruzada Tropicalista”. O movimento brotou sob influência de diversas correntes artísticas , dentre elas, se destacam, a vanguarda, a cultura pop nacional e a estrangeira. A tropicália atinge diferentes áreas artísticas,