Estampa
Tropicália: Uma Revolução Estampada
Lívia Gomes Podda
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, como requisito parcial para a obtenção do Título de BACHAREL em DESENHO INDUSTRIAL – HABILITAÇÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL.
Orientadora: Professora Ms. Christianne Maria Alvarenga São Paulo, 2009.
Dedicatória
Dedico este projeto a todas as amigas e amigos que vem me acompanhando nesta jornada e a todas as maravilhosas pessoas que conheci durante este período.
Agradecimentos
Agradeço a todas as pessoas que me ofereceram seu apoio durante este trajeto e sem as quais não teria sido possível realizar este projeto e das quais não citarei nomes sob pena de omitir alguma. Agradeço especialmente a Alyne pois sem seu incentivo não teria concluido a tempo, ao Estevan e ao Raphael que me ajudaram a escrever e revisar o texto, ao Renato que me ajudou com os caminhos criativos e ao Marcos que compartilhou e compreendeu minhas angústias.
“Se eu utilizo uma fita de Möebius para esta experiência, é porque ela contrasta com nossos hábitos espaciais: direita-esquerda; avesso-direito etc. Ela nos faz viver a experiência de um tempo sem limite e de um espaço contínuo” Lygia Clark
Resumo
Este projeto se trata da elaboração de um catálogo de padronagens para tecido inspiradas no Tropicalismo brasileiro. Para a criação das estampas foram pesquisados os artistas Lygia Clark e Antônio Maluf e o movimentos estéticos que ocorreram na época, o Neoconcretismo, o Pscicodelismo, a Op Art e a Pop Art. A partir dos estudos das obras de Lygia Clark, definiu-se a curva de Moebius como ponto de partida para o desenvolvimento das padronagens.
Palavras-chave: Tropicalismo, design de superfície, estamparia, Lygia Clark.
Abstract
This Project reports a pattern catalog development for fabrics inspired by the Tropicalismo. For the printing