Movimento social dos trabalhadores sem terra
CAMPUS DE PAU DOS FERROS
Movimento dos trabalhadores sem terra.
Pau dos Ferros, RN julho, 2014
Juvêncio Neto
Bárbara Jalyne
Movimento dos trabalhadores sem terra.
Trabalho entregue à Coordenação do Curso integrado de Alimentos, do IFRN – Campus Pau dos Ferros como requisita da disciplina de geografia ministrada pelo Professor Renato Brasil.
Pau dos Ferros, RN
Junho, 2014
INTRODUÇÃO
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um importante movimento social brasileiro, que visa fornecer melhores condições ao trabalhador rural, seu principal objetivo é à luta pela reforma agrária brasileira, pois esta se encontra extremamente mal distribuída, isso acontece devido ao histórico de nosso país que apresenta uma desigualdade do acesso a terra.
MST- Movimento dos trabalhadores sem terra. O movimento dos trabalhadores rurais sem terra teve origem na era pós regime militar, em oposição ao modelo de reforma agrária imposto por eles, principalmente nos anos 1970, mas antes dessa data já vinham-se realizando alguns movimentos rurais como as ligas camponesas que aconteceram entre as décadas de 50 e 60, o MST se considera herdeiro de todas essas revoluções camponesas que visavam a distribuição de terras desde a era colonial.
Nos anos da ditadura, apesar das organizações representantes dos trabalhadores rurais serem perseguidas, a luta pela terra continuou crescendo, nessa época começou a ser organizadas as primeiras ocupações de terra, sob influência principal da Igreja Católica, que resistia à ditadura.
Apoiados pela Comissão Pastoral da Terra, comissão criada pela igreja católica em apoio aos trabalhadores rurais, em 1984 os representantes sindicatos de trabalhadores rurais e outras organizações se reuniram no Paraná, no 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, para