MST
Professora: Lilian Furquim de C. Andrade.
Integrantes:
Marco Antonio Alves Braun
Murilo Castro
Turma C
Movimentos Sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
“Movimentos sociais são esforços coletivos, de longa duração e em geral burocraticamente organizados, afim de mudar (ou resistir à mudança) total ou parcial da ordem social. Isso só é alcançado por meio de petições, greves, passeatas e pelo estabelecimento de lobbies, associações e partidos políticos. ” (Bússola, cap. 15)
Este texto tratará de algumas informações acerca de um dos principais movimentos sociais brasileiro: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De maneira geral o movimento teve origem na década de 1980, procura a reforma agrária e é organizado em 24 estados representando as cinco regiões do país.
O MST surgiu oficialmente em 1985, com seu 1º Encontro Nacional envolvendo trabalhadores rurais que lutavam pela democratização da terra, com três objetivos principais: lutar pela terra, lutar pela reforma agrária e lutar por mudanças sociais no país. Seu surgimento se deu principalmente pelo aspecto socioeconômico das transformações que a agricultura estava sofrendo. Vale destacar que antes de sua existência já haviam ações coletivas relacionadas à terra, como os indígenas se levantando contra a mercantilização e apropriação de terra pelos invasores portugueses por exemplo.
Sendo um dos três objetivos mencionados do MST, a luta pela terra se dá como uma luta concreta para que as massas se mobilizem. Constitui o primeiro passo e o primeiro objetivo. A luta pela reforma agrária, o 2º objetivo, se dá pela enorme distribuição de terras a camponeses garantindo seu acesso a todos que nela quiserem produzir e usufruir, democratizando-a. Como 3º objetivo do movimento, tem-se a luta por transformações sociais. Esta luta trata das transformações na estrutura da sociedade brasileira e um projeto de desenvolvimento nacional com justiça social.