O que é MST?
Curso de Ciência Política
Formação e Estrutura de Funcionamento do MST
Uberaba
2012
Introdução
A luta pela terra e por Reforma Agrária no Brasil, ao longo de cinco séculos, tem sido marcada por muita luta e resistência, que se intensificou nos últimos anos. Há, de um lado, milhares de famílias Sem Terra que almejam conquistar um pedaço de chão para a sua sobrevivência. De outro, existe o latifúndio, defendendo sua posse a todo custo e impedindo o cumprimento da Constituição de 1988.
Com isso, o campo brasileiro se tornou palco de conflitos quase que cotidianos. Essa situação acontece somente por conta do modelo que controla a agricultura, baseado na grande propriedade, com utilização de pouca força de trabalho, com a mecanização intensa voltada à produção de monoculturas de alguns produtos para a exportação.
O resultado disso é uma imensa concentração de terras e de renda, excluindo os camponeses de suas terras e provocando o aumento da pobreza no campo. Além disso, cria o êxodo rural, tornando ainda mais complicada a vida nos territórios urbanos - des-providos de infraestrutura para receber essas populações.
Desenvolvimento
Origem do Movimento
Nascido em Cascavel (PR), há 26 anos, o MST (Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terras), vêm reivindicando uma nova reforma agrária em todo o país.
O MST surgiu com centenas de trabalhadores rurais que decidiram formar um movimento social camponês, autônomo, que lutasse pela terra, pela Reforma Agrária e pelas mudanças sociais no nosso país. Todos os integrantes desse movimento eram pes-soas desprovidas do seu direito de produzir alimento que foram expulsas de suas terras por um Projeto arquitetado pela Ditadura Militar, que nesse período, defendia os direitos e a liberdade de toda a sociedade. Esse projeto era anunciado como a “modernização” do campo quando, na verdade, estimulava o uso de agrotóxicos e a mecanização de todas as lavouras.
Mas a formação do MST,