Açaí
Os movimentos rurais são mobilizações que ressurgem sempre que há situações de crise, miséria e concentração fundiária. Estes movimentos sempre estiveram presentes no contexto histórico brasileiro, em virtude da luta pela terra. Podemos dizer que a Reforma agrária é o principal objetivo dos movimentos sociais do campo, já que, de um modo geral, ela proveria a distribuição igualitária de terra para os trabalhadores rurais. O formato organizacional dos movimentos do campo é baseado nos níveis de organização da sociedade civil.
A globalização propiciou o aumento das diferenças sociais, para barrar o avanço destas desigualdades e do próprio Capitalismo, os movimentos rurais se apresentam como uma forma de resistência a esta nova ordem mundial. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é o movimento rural de maior relevância e visibilidade nacional e busca o desenvolvimento sustentável do uso da terra, através da agroecologia, da agricultura familiar e sem ou uso maquinário agrícola, que tire o emprego dos trabalhadores rurais. Porém, juntamente com o surgimento dos movimentos socais rurais, surgem também os conflitos agrários e como consequência o uso da violência, disputas pela posse da terra, agressões físicas, ameaças, em casos extremos, assassinatos e chacinas.
Desta forma, o presente trabalho, elaborado pelas alunas do curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará, tem como objetivo central esclarecer os principais objetivos dos movimentos sociais do rurais e o impacto que estes causam no desenvolvimento da sociedade atual.
1. O surgimento dos Movimentos Rurais
Os movimentos sociais no campo não são considerados característicos do nosso tempo atual, mas pertencente a História do Brasil, estes movimentos ressurgem por conta das crises rurais e urbanas, desemprego, miséria, violência, concentração fundiária, e tendo por objetivo democratizar e modificar a ordem estabelecida, criando diversos movimentos com particularidades