Ginástica
É um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso aumenta a necessidade de absorção de oxigênio, realizando uma espécie de treinamento ao coração, os pulmões e o sistema cardiovascular, que irá proporcionar o transporte desse oxigênio mais rápido e eficaz a todas as partes do corpo (AFAA - Aerobic and Fitnes Association of America). No final dos anos 60, o Dr. Kenneth Cooper desenvolveu, junto à Força Aérea Americana, uma avaliação para medir a condição cardiovascular dos militares, conhecido como teste dos 12 minutos. O teste correspondia à distância percorrida correndo ou caminhando nesse espaço de tempo. No início da década de 70, Jack Sonensen desenvolveu um programa denominado "aerobic dancing”, já preocupado com as divisões da aula: flexibilidade, aquecimento, rotinas de dança aeróbica e esfriamento. A parte principal da aula compreendia pequenas coreografias com música, utilizando passos simples, que duravam cerca de 15 a 30 minutos, enfatizando a continuidade. Porém, a proposta apresentada com maior fundamentação fisiológica e pedagógica foi desenvolvida pela Dra. Phillys C. Jacobson, denominado "Hookes on Aerobics ". Na década de 80, houve um incremento significativo de programas de ginástica aeróbica e a sua implantação em clubes, academias e centros esportivos.
Objetivos e Benefícios
Fisiológicos:
Diminuição do percentual de gordura; melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiovascular; melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiorrespiratório; promoção de bem estar e saúde; melhoria e aumento das capacidades físicas.
Motores:
Melhoria e aumento das capacidades motoras (coordenação, agilidade etc.); prevenção de problemas e vícios posturais; aumento do domínio espacial; aumento das habilidades motoras