Movimento retilíneo e uniforme
Atividade experimental III– Movimento retilíneo e uniforme
Objetivos:
1. Caracterizar um movimento retilíneo e uniforme (MRU);
2. Calcular a velocidade de um móvel em MRU;
3. Prever a posição futura a ser ocupada por um móvel que se desloca em MRU;
4. Construir os gráfico da posição versus tempo e da velocidade versus tempo de um móvel em MRU.
Introdução teórica:
Este tipo de movimento se define por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, em outras palavras a velocidade é constante.
A posição de um corpo é determinada em relação a um referencial. No geral, em três dimensões, a posição é dada pelo vetor que localiza o ponto em que o corpo está em relação à origem. No caso do movimento retilíneo, como referencial, nos é suficiente uma reta no qual fixamos uma origem e uma orientação.
A grandeza física que indica a rapidez com que o móvel se desloca denomina-se velocidade média (vm) e é calculada pela expressão: vm = Δx/Δt em que Δx representa a variação do espaço e Δt o intervalo de tempo durante o qual Δx ocorre.
Para o movimento uniforme define-se uma função horária do espaço que é expressa por: x(t)=x0+vt, em que x e x0 representam a posição final e inicial ocupadas pelo móvel, respectivamente. A diferença entre a posição inicial (x0) e final (x) do corpo é chamada de deslocamento (Δx). Da mesma forma o intervalo de tempo (Δt) é a diferença entre o instante inicial (t0) e final (t) do movimento estudado.
Aparelhos utilizados:
1.
Plano Inclinado
Marca Cidepe
Modelo EQ 001.16
2.
Cronômetro
Marca Kenko
Modelo KK-613-D
3.
Imã
Roteiro do experimento:
1) Elevar o plano inclinado a 15° acima da horizontal;
2) Com o auxílio do ímã, posicionar a esfera na marca x0 = 0 mm;
3) Liberar a esfera e disparar o cronômetro, parar o cronômetro quando a esfera passar pela marca x1 = 50 mm. Anotar na tabela 1 a posição ocupada pelo móvel e o tempo transcorrido e suas respectivas