Movimento Retilíneo Uniforme
O que é?
Movimento Retilíneo Uniforme é aquele que ocorre sobre uma linha reta e a velocidade é constante ao longo de todo o movimento. Na natureza isto pode ocorrer sempre que a soma das forças que atuam em um corpo for nula, não havendo força atuando, a velocidade não muda seu módulo (valor), nem a direção, nem o sentido.
Movimento Retilíneo Uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
Quando a velocidade é constante, não tem aceleração.
É a relação da distância percorrida e o tempo gasto no percurso. Por exemplo, tantos quilômetros por hora. Descreve distância e tempo, mas não direção. Movimento: Ato de se mover, mudar de um lugar para outro. Retilíneo: Seguir em linha reta Uniforme: que não muda. Quando o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante. Exemplo; 0, 1, 2, 3, 4, 5,... Ou seja, é uma sequencia que não é interrompida.
Questões:
Observe o exemplo que o rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m, ou seja, quando está a 10 m se passaram 2 s, quando está em 20 m se passaram 4 s e assim sucessivamente, de tal forma que se calcularmos sua velocidade em cada uma das posições descritas (em relação à posição inicial, que neste caso é zero), teremos:
Portanto quando falamos de MRU não tem mais sentido em utilizarmos o conceito de velocidade média, já que a velocidade não se altera no decorrer do movimento, logo passaremos a utilizar: v = vm Função horária do M.R. U.
Partindo da definição da velocidade:
Aplicando as observações descritas acima, temos: