Movimento retilíneo uniforme
Informática Integrado – 1º ano
Relatório
“Movimento retilíneo uniforme”
Itaperuna, 07/06/2012
Índice
1. Objetivo
2. Introdução
3. Resumo Teórico
4. Procedimentos
5. Resultados Obtidos
6. Conclusão
7. Bibliografia
Movimento retilíneo uniforme
1. Objetivo
Teremos como objetivo dessa experiência aprender a aplicação prática da teoria discutida em sala de aula sobre “Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)”
Definir através das medidas feitas, o intervalo de tempo e a velocidade média de cada instante percorrido pela esfera de aço. Com o resultado das observações, escrever as expressões gerais relativas ao movimento da esfera de aço no trilho de ar.
2. Introdução
Este relatório engloba cálculos e textos explicativos a respeito da experiência feita em laboratório sobre o trilho de ar no M.R.U. (Movimento Retilíneo Uniforme).
Conseguiremos através da base teórica sobre o assunto, obter as medidas, os materiais e o procedimento correto de sua utilização.
3. Resumo Teórico
3.1 Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)
Descrição
Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não nula) são chamados: Movimentos Retilíneos Uniformes. Decorre imediatamente que a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado:
V = Vm = Δs/Δt = constante (≠ 0) Daí decorre que, no Movimento Retilíneo Uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
3.2 Função Horária do M.R.U.
No M.R.U, a velocidade escalar instantânea é constante e coincide com a velocidade escalar média qualquer que seja o intervalo de tempo. Portanto, de:
Vm= Δs/Δt resulta V= Δs/Δt
Fazendo Δs = s – so e Δs = t – 0 = t, vem: v = s – so / t v . t = s – so s = so + vt função horária do M.R.U. v = constante
4. Procedimentos
4.1. Material utilizado:
Base de sustentação principal com um