Movimento retilineo uniforme
______________________________
ALINE RODRIGUES SILVA
______________________________
LUANA CRISTINA DA SILVA
___________________________________
MICHELLE MAYRA REIS CHAGAS
TRABALHO DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS II - PRÁTICA:
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
UBERABA
MARÇO/2013
ALINE RODRIGUES SILVA
LUANA CRISTINA DA SILVA
MICHELLE MAYRA REIS CHAGAS
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Trabalho apresentado à Universidade
Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular
Fenômenos Físicos e Químicos II.
Professor: Valdilene Gonçalves Barbosa
UBERABA
MARÇO/2013
INTRODUÇÃO
O movimento retilíneo uniforme é aquele que se da com velocidade constante, ele é explicado pela primeira lei de Newton. A Primeira Lei de Newton, ou lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.
Quando a velocidade de um automóvel aumenta, este possui um movimento acelerado. Como no movimento uniforme a velocidade não se altera, a aceleração é nula (a = 0). No MRU a velocidade é constante, ou seja, não se altera no decorrer do tempo e o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempos iguais.
Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa. movimento progressivo: v > 0 movimento retrógrado: v < 0
OBJETIVOS
Estudar o movimento