Modelo burocrático de organização
Modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica, pelo qual as gerências de uma organização estabelecem metas para suas administrações, no início de cada período, de preferência coincidindo com o exercício fiscal da empresa, tem como característica um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para a atividade usando como Estratégia Organizacional a APO se fundamenta no planejamento estratégico da empresa e nos planos táticos dos departamentos ou unidades.
► Planejamento estratégico
O planejamento estratégico deve especificar onde a organização pretende chegar no futuro e como se propõe a fazê-lo a partir do presente, deve comportar decisões sobre o futuro da organização.
Modelos Burocráticos da Organização
A Fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas necessitaram de um modelo de organização racional já que o crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos com ressurgimento da Sociologia da Burocracia de Max Weber
As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade da coerência entre meios e fins. As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes, todas as pessoas seguem a lei. As burocracias são formadas por funcionários. Como fruto de sua participação, os funcionários obtêm os meios para sua subsistência. As burocracias operam como sistemas de subsistência para os funcionários.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO – CDSA
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO – UAEDUC
CURSO: Curso Superior em Tecnologia da Gestão Pública
DISCIPLINA: