RESUMO SOBRE O MODELO BUROCRATICO DE ORGANIZAÇÃO
“Estratégias organizacionais tem em vista a ênfase no ambiente e na interdepência entre organização e ambiente, a estratégia é a maneira pela qual uma organização vai lidar com seu ambientes e alcançar seus objetivos. Para os estruturalistas existem estratégias de competição e cooperação:
Competição: é uma forma de rivalidade entre duas ou mais organizações frente à mediação de terceiros grupos pode ser o cliente o fornecedor ou de outros disputa de recursos.
Ajuste ou negociação: é um acordo que tenta negociar á troca de bens ou serviços entre duas organizações negociação para comportamento futuro que seja satisfatório para os envolvidos.
Cooptação ou coopção: é a aceitação de representantes de outras organizações bancos credora de outras instituições que limita a arbitrariedade da organização nas escolhas de objetivos.
Coalizão: é a combinação de duas ou mias organizações para alcançar um objetivo comum.
Conflitos organizacionais
Os estruturalistas discordam de que haja harmonia de interesses entre patrões e empregados como afirmava a teoria clássica. Ou que essa harmonia deve ser preservada pela administração como afirmava a teoria das relações humanas, Conflitos significa a existência de idéias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar. Mais os conflitos também geram mudanças e provocam inovações na medida em que as soluções são alcançadas. Todavia, essas soluções constituirão a base de novos conflitos que gerarão novas mudanças, as quais provocarão novas inovações e assim por diante porque se o conflito for sufocado e disfarçado, ele procurara outras formas de expressão como o abandono de emprego ou acidentes que apresentaram desvantagens tanto para o individuo como para organização. Os conflitos ocorrem da seguinte forma:
Nas organizações especializadas: os administradores ficam com atividades secundarias administrados pela atividade principal que é a dos especialistas a