pedagogia
O filme “vem dançar”, com o ator Antônio Banderas no papel de um dançarino de salão profissional, que dá aulas em uma academia de dança luxuosa freqüentada pela alta sociedade.
Ao final de uma de suas aulas, depara-se com um jovem destruindo um automóvel estacionado na rua, ao abordá-lo o jovem corre e deixa cair um documento que o faz chegar até uma escola pública no subúrbio de Nova York e encontrar a diretora da instituição, uma mulher cansada de lutar contra a realidade que a cerca, incorporando o perfil de uma mulher “fria” e sem esperanças.
O senhor Pierre, personagem de Antônio Banderas, depara-se com uma realidade bem diferente da vivida por ele, um lugar violento e insalubre comandado por gangues, onde as pessoas diariamente lutam pela sobrevivência.
Diante da realidade descrita pela diretora da escola, o professor resolve oferecer ajuda, tentando ensinar aos estudantes da “detenção” (local de garotos castigados por mau comportamento) dança de salão. A diretora achando que com isso faria os alunos comportarem-se melhor, uma vez que jamais iriam querer dançar algo como tango, aceita a proposta.
No dia seguinte lá está Pierre, em um galpão no subsolo da escola com um grupo de garotos que adoram hip o, e detestam receber ordens.
A princípio os alunos recusam-se a escutá-lo, não dão a mínima para seu discurso e acham graça da sua proposta de aprender dança de salão, até que o professor mudo sua metodologia e trás uma bela dançarina para uma apresentação de tango, encantados com os passos envolventes e sedutores da dança, os alunos mudam de idéia e aceitam aprender, embora coloquem um pouco mais de animação nos passos, misturando dança de salão com hip hop. Pierre adapta os passos e educa os alunos através da dança. O comportamento dos alunos começa a mudar, e aos poucos vão transformando-se em pessoas equilibradas, interessantes, fortes, tudo que elas inconscientemente sempre quiseram ser, mas não se permitiam, pois no