Movimento Hare Krishna
Origem
O popularmente conhecido “movimento Hare Krishna” tem suas origens na índia e é parte de um contexto muito amplo e diversificado chamado “Hinduísmo”. O Hinduísmo, por sua vez é constituído de múltiplas tradições religiosas. No caso particular, o “movimento Hare Krishna” está inserido na Tradição Vaishnava (Vaishnavismo). O termo “Vaishnava” deriva-se de “Vishnu”, que é o aspecto imanente de Deus, presente na criação material.
O Vaishnavismo é a linha estritamente monoteísta do Hinduísmo. Embora lide com múltiplos aspectos de Deus e hierarquias subordinadas a Ele, que atuam nos diferentes aspectos de Sua criação, a idéia central da religião é estabelecer a relação com o Deus Uno. Dessa forma, a consciência do devoto transmuta-se de ‘consciência de ego’ para ‘consciência de Deus’, e ele torna-se um recipiente da graça divina. Só pela graça do Senhor que a pessoa pode obter a salvação. Salvação significa liberação da existência condicionada nesse mundo material e ingresso definitivo no reino de Deus.
Opostamente à esse mundo relativo e sujeito às dualidades— bom/mal, prazer/dor, luz/escuridão, frio/calor, etc.— o reino de Deus é um estado de existência absoluta, perfeita, pura, eterna e plena de bem aventurança. Enquanto persiste a consciência material condicionada, centrada no ego, a pessoa fica presa ao contínuo ciclo de nascimentos e mortes neste mundo, e aqui experimenta as suas delícias e inconvenientes de acordo com seus méritos e culpa. Cada vida lhe dá uma nova oportunidade para purificar-se e desenvolver a consciência de Deus. A mudança de paradigma, do ego para Deus, se dá quando, pelo contato com o conhecimento revelado, pela misericórdia divina que chega ao indivíduo por diversos meios, é ascendida no coração a chama da fé.
História
O sub-continente indiano é o cenário para um leque de tradições religiosas, a maioria tendo suas origens em épocas muito remotas. O Vaishnavismo, em particular, não tem um registro de início.