Namibia
Colégio Alfa Prosperidade
Trabalho de Historia
Tema:
A Independência da Namíbia
Aluno: Domingos do Rosário
Nº 24
Turma: A
Classe: 12ª
Curso: C.E.J
O(A) Docente
_______________________________
Introdução
O território atual da Namíbia era habitado em épocas pré-históricas por povos caçadores-coletores que deram origem aos atuais povos de línguas khoisan da Namíbia: os namas ou khoikhois (antigamente chamados hotentotes) e os sans (antigamente chamados bosquímanos). Estes povos tiveram sua área reduzida devido à chegada dos povos agricultores bantos à região, a partir da era cristã.
Em 21 de Março de 1966, a SWAPO (South-West Africa People's Organisation), um movimento independentista namibiano, lançou uma guerra de guerrilha contra as forças ocupantes sul-africanas, mas só em 1988 o governo sul-africano aceitou terminar a sua administração do território, de acordo com um plano de paz da Organização das Nações Unidas para toda a região. Em 1990, o Sudoeste Africano tornou-se independente com o nome de Namíbia, mas Walvis Bay continuou sob controle da África do Sul até 28 de Fevereiro de 1994, quando, então, uniu-se à Namíbia, depois de pressões da população local.
INDEPENDÊNCIA DA NAMIBIA
A independência da Namíbia proclamada à 21 de Março de 1990, teve o engajamento dos PLF(países da linha da Frente), da SADCC, de países amigos e em particular a grande contribuição de Angola no apoio as forças que lutavam para a libertação e independência da Namíbia.
Angola ajudou politicamente, assim como militarmente a Namibia. Neste contexto a África do Sul atacava e ocupava militarmente regiões do sul de Angola, alegando perseguição às forças da Swapo (braço armado para libertação da Namibia), que tinham bases em Angola e também treinados por angolanos.
O processo para independência da Namíbia teve contornos difíceis que levou à confrontações direitas de forças regulares da