Trabalho
História
Namíbia é uma país da África Austral, com fronteiras com a África do
Sul, Botsuana, Angola, Zâmbia e Oceano Atlântico. Sua capital é
Windhoek.
Os primeiros europeus a desembarcarem e explorarem as suas costas foram os portugueses Diogo Cão em 1485 e Bartolomeu Dias em 1486, mas a região não foi reclamada pela coroa portuguesa.
Os Alemães dominaram a Namíbia até a derrota da Primeira Guerra
Mundial. A União Sul Africana administrou o território depois disso.
Em 1966, a SWAPO (South-West África People’s Organisation), lançou uma guerra contra as forças ocupantes, mas só 22 anos depois o governo Sul Africano aceitou a terminar sua administração, de acordo com um plano de paz das Nações Unidas.
A Namíbia tornou-se independente da África do Sul em 1990.
Demografia
A Namíbia é uma país com cerca de 2.500.000 habitantes.
A taxa de natalidade é alta. E em relação à mortalidade, a maior preocupação é a infantil, que situa-se nos 72 por cada 1000 crianças. A expectativa média de vida é de 39 anos.
A estimativa atual é que a Namíbia seja o lar de cerca de 140 mil órfãos. Sendo que 70.000 deles ficaram órfãos por causa da AIDS.
Cerca de 35% da população do país tem menos de 14 anos de idade.
A língua oficial do país é o INGLÊS, embora o africâner e o alemão também seja muito fluente, além das línguas autóctones (típicas da região). Religião
Segundo a Agência Central de Inteligência, a população está distribuída da seguinte forma. Conclui-se que a maioria da população da Namíbia é seguidora do Cristianismo (80%)
Economia
A base da economia da Namíbia está na extração e processamento de minerais. A mineração compreende 20% do
PIB do país e faz da Namíbia o quarto maior exportador de minerais não combustíveis da África e o quinto maior produtor de
Urânio do MUNDO.
Aproximadamente metade da população depende da agricultura para viver, dos quais a maior parte pratica a chamada agricultura de subsistência.