Destila Ao
Valor da avaliação:
Disciplina-Turma: Química Orgânica I Prat.Lab.e Ens. Químico
Relatório: destilação simples
Professor(a): Robson Marques
Data: 27 / 03 /2015
Aluno(a):Wanderson Dias
Matrícula: 5105539
Destilação Simples
1-Objetivo
Separação de um líquido de uma substância na volátil ou de outro líquido que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que 80°C.
2-Fundamentos Teóricos
É usada na purificação de líquidos através de vaporização de um líquido por aquecimento seguido da condensação do vapor formado. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo é observado com as misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.
No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes. A pressão parcial de cada componente é dada pela lei de Raoult:
PA = P°AX A Onde P°A é a pressão de vapor do componente A puro e XA é a fração molar de A na mistura. A composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a lei de Dalton: X’A = PA PB +PA
Onde XA é a fração molar do componente A na fase vapor. A combinação das leis de
Dalton e Raoult revela que, para uma mistura ideal, o