Destila O
Processos de destilação
Destilação Simples
Separação utilizada quando o soluto da solução não é volátil. O líquido contido no balão de destilação é evaporado, logo depois resfria ao passar por um condensador e, por fim, é recolhido em outro recipiente. As substâncias não voláteis, mantidas no balão de destilação, são os chamados resíduos.
No caso de misturas de líquidos, esta técnica não é adequada quando a diferença entre os pontos de ebulição é inferior a 80 °C ou se um dos componentes se apresenta numa concentração muito pequena (menor que 10%), porque os componentes acabam sendo destilados concomitantemente, como caracteriza a variação de temperatura durante a ebulição.
Nestas situações, seriam necessárias sucessivas destilações até atingir uma fração que fosse pura. Para evitar repetições, é mais adequado efetuar a destilação fracionada.
Destilação Fracionada
É feita com um aparato em que uma coluna separa o balão de destilação do condensador. A coluna é cheia com pequenas pérolas de vidro, o que gera uma grande superfície de contato sobre a qual o componente menos volátil do vapor pode condensar e retornar ao balão de destilação. O componente mais volátil move-se com maior facilidade para cima, pela coluna, e passa ao destilado.
Destilação a Vácuo (pressão reduzida)
/Realizada sob pressão atmosférica reduzida. Como a temperatura de ebulição de um líquido é atingida quando a pressão de vapor se iguala à pressão externa, ao se diminuir artificialmente a pressão sobre o líquido consegue-se realizar a destilação a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição normal. A vantagem é poder purificar líquidos que se decompõem antes mesmo de entrarem em ebulição ou que precisam de elevadas temperaturas para serem destilados.
Na execução dessa técnica utiliza-se uma aparelhagem similar à da destilação fracionada, com a diferença de que se adapta uma bomba de vácuo que reduzirá a pressão do meio. A nova temperatura pode ser estimada com o auxílio de uma