Artes
Aluno: Gabriel Fernandes da Silva
Serie/Turma: 1°/04
Disciplina: Geografia
Professor: Carlos
Deserto de Namíbia
27 de junho de 2014
Introdução
O deserto da Namíbia é do tipo costeiro com grandes dunas, banhado por correntes frias do Oceano Atlântico. Estende-se por 1.900 km, desde a cidade de Namibe, em Angola, até o rio Olifants na África do Sul, atravessando toda a costa da Namíbia. A região é praticamente desabitada, exceto por raros povoados, como Swakopmund, Luderitz e Oranjemund.
Desenvolvimento
Localizada na porção sul do continente africano, a Namíbia é banhada pelo oceano Atlântico e limita-se com a Angola (ao norte), Zâmbia (a nordeste), Botsuana (a leste) e África do Sul (ao sul e a leste). O território do país abriga dois grandes desertos: o deserto da Namíbia e o deserto de Kalahari.
Em 1990, a nação se tornou independente da África do Sul, entretanto, a política de segregação racial sul-africana, denominada apartheid, que vigorou entre os anos de 1948 a 1994, intensificou as desigualdades sociais na Namíbia, onde a minoria da população branca detém a maioria das riquezas nacionais..
Do ponto de vista econômico o país é rico em recursos minerais, especialmente em diamantes. Mas existem também grandes quantidades de urânio, de ouro, de cobre, de estanho, de zinco, de manganês, de cádmio, de chumbo, de vanádio, de prata, de sal e de fosfatos. A criação é de grande importância. Há gado de raça de bovinos, ovinos (ovelhas karakul), caprinos e aves. Outro setor importante é a pesca. A Namíbia ocupa um dos primeiros lugares entre os estados africanos graças ao frio da Corrente de Benguela, tornando as águas do Atlântico ricas em peixe. São pescadas