RELIGIOSIDADE EM BELÉM E O MOVIMENTO HARE KRISHNA
RESUMO
Neste trabalho iremos abordar o tema Religiosidade em Belém/PA e o Movimento Hare Krishna, com destaque as questões da homogeneização e da diversidade cultural procurando falar sobre a relação entre o cristianismo e este movimento. Iremos destacar algumas divergências e semelhanças em suas doutrinas, como o Movimento Hare Krishna tem contribuído bastante na formação do cenário cultural religioso brasileiro e como ele é visto em uma cidade de tradição cristã como Belém.
Palavras-chave: Homogeneização. Diversidade. Religiosidade.
1 INTRODUÇÃO
Herança dos colonizadores europeus que historicamente passaram a ocupar a Amazônia, a religiosidade é algo marcante para a vida e a cultura de quem habita essa região, das quais se destaca a cidade de Belém. Riquíssima em manifestações religiosas existem alguns exemplos como o Círio de Nazaré, os movimentos Evangélicos e as Celebrações de Candomblé. Neste artigo, porém, iremos falar sobre o movimento Hare Krishna e como este movimento é visto no cenário religioso de Belém.
Como o Movimento Hare Krishna é visto em uma cidade de tradição cristã como Belém?
Existe uma visão preconceituosa dos cristãos em relação ao movimento Hare Krishna?
Belém é uma cidade que possui uma diversidade religiosa muito grande, porém a tentativa de homogeneização em grande parte pela mídia caracteriza a cidade como sendo apenas cristã. O presente artigo tem como objetivo mostrar que o Movimento Hare Krishna tem contribuído bastante na formação do cenário cultural religioso brasileiro.
A questão religiosa é um tema muito importante para ser estudado na antropologia, pois esses estudos podem contribuir significativamente na aproximação de culturas distintas, com a finalidade de eliminar o preconceito e respeitar as diversidades culturais e religiosas. O texto “O Imprescindível Aporte das Ciências Sociais para o Planejamento e a Compreensão do Turismo” de Margarita