Trabalho de Movimentos Religiosos Conteporâneos
Na sociedade em que vivemos cada vez mais se torna difícil o papel de “definir” as coisas. Com o surgimento de tantas religiões, com tanta diversidade entre as mesmas é no mínimo complicado definir o que é “religião”.
Religião pode ser entendida como a crença na existência de um ou vários seres superiores que criam e controlam o cosmo e a vida humana.
Todas as grandes religiões do mundo se originaram na Ásia e três delas, Judaísmo, Cristianismo e islamismo, em uma área relativamente pequena da Ásia Ocidental. Entre as principais religiões monoteístas (que acreditam em só Deus) do mundo estão Judaísmo, o Cristianismo (que se dividem três ramos - Catolicismo, Protestantismo e Igreja ortodoxa) e o islamismo. Das religiões politeístas orientais (que cultuam vários deuses), destacam-se o hinduismo, o budismo, o confucionismo, o Xintoísmo e o Taoísmo. O xamanismo está presente na Ásia, na Oceania e na América do Norte. No Brasil são importantes ainda a Umbanda e o Candomblé, cultos de origem africana e o espiritismo, em especial a corrente Kardecista.
.
O JUDAÍSMO
É reconhecida como a primeira religião monoteísta da humanidade e cronologicamente a primeira das três religiões oriundas de Abraão, junto com o cristianismo e o islamismo.
O judaísmo acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens. Esse Deus fez um pacto com os hebreus, tornando-os o seu povo escolhido, e prometeu-lhes uma terra chamada Canaã.
O judaísmo possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião se mesclam.
. Os Judeus eram um povo pouco numeroso que, segundo a tradição; mudou da Mesopotâmia para a Palestina. Sua História documentada começou com a fuga à opressão no Egito, seguindo o líder Moisés. Eles atribuíram tal fuga a um ser divino chamado Jeová ou o Senhor, com quem fizeram aliança de que seriam o seu povo e ele seria o seu Deus, aliança associada ás exigências simples, mas profundamente