estudante
(de Rubem Alves)
No livro “O que é religião” Rubem Alves, dividido em nove capitulos o autor faz uma análise do que é religião, seus fenômenos, a cultura religiosa e como ela foi perdendo seu espaço e quando se pensava que ela estava morta, resurge com força.
Perspectivas
Rubem Alves já começa apontando para o fato que no passado os homens eram educados e tudo girava em torno da religião, os que não criam eram raros, e tinham vergonha de apresentarem seus questionamentos e descrenças, e os que se ousavam declarar-se sem religião eram jogados na fogueira. A sociedade tudo enterpretava pela religião, a música, a filosofia, o bem o mal. Mas com o avanço da ciência, da tecnologia, da industria, dos bancos, o mundo religioso foi sendo substituido, o sagrado foi se extinguindo, experiências religiosas, visões, milagres foram perdendo espaço na vida cotidiana, mas o autor também mostra que quando a dor, o luto, a doença bate na porta dos individuos, muitos voltam-se para os curadores, os benzedores, os sacerdotes, os profetas que estes rezam suplicam sem nem ao menos, sem nem ao menos saberem a quem. São nessas situações que Rubem aponta o fenômeno religioso e seu estudo como um espelho em que nos vemos.
Os Símbolos da Ausência Neste capítulo o autor faz uma comparação do mundo animal e do mundo humano. Partindo primeiro do mundo animal, ele mostra como através dos anos a adaptação física fez-se necessário, dentes, garras, cascos, venenos, odores, que os animais tiveram que aguçar seus sentidos, misturar-se ao ambiente, e que todo esse processo é o mesmo até o dia de hoje, o que os passáros cantavam a milhares de anos, ainda hoje cantam, as colmeias são feitas da mesma maneira pelas abelhas, dos moluscos. Ele traz a ideia de um ciclo biológico completo, fechado e perfeito. No mundo dos homens o autor mostra que cada um seguirá seu própio caminho, gostos, talentos, visão do mundo, inspiração, imaginações, que alguns cometeram