Trabalho da Laryssa
Aluna: Laryssa de Paiva Machado
1- Caracterize a Educação Moderna.
A ruptura da Modernidade apresenta-se, portanto, como uma revolução, e uma revolução em muitos âmbitos: geografia, econômico, político, social, ideológico, cultural e pedagógico; de fato, também no âmbito pedagógico. Como revolução geográfica, desloca o eixo da história do Mediterrâneo para o Atlântico, do Oriente para o Ocidente; e com as viagens de descobrimento e a colonização des novas terras, prepara um contato bastante estreito entre diferentes áreas do mundo, entre etnias e culturas, entre modelos antropológicos diferentes (como ocorre com os ''selvagens'' reconhecidos ora como indivíduos inferiores em estado pré-civil, ora como herdeiros direitos do ''homem natural'').
Do ponto de vista ideológico-cultural a Modernidade opera uma dupla transformação: primeiro, de laicização, emancipando a mentalidade - sobretudo das classes altas da sociedade - da visão religiosa do mundo e da vida humana e ligando o homem à história e à direção do seu processo (a liberdade, o progresso); segundo, de racionalização, produzindo uma revolução profunda nos saberes que se legitimam e se organizam através de um livre uso da razão, a qual segue apenas seus vínculos internos (sejam eles lógicos ou científicos, isto é, analíticos ou experimentais), opondo-se a toda forma de preconceito, Será o iluminismo que caracterizará de moro orgânico e explícito este novo modelo de mentalidade e de cultura.
Isso implica e produz também uma revolução na educação e na pedagogia. A formação do homem segue novos itinerários sociais, orienta-se segundo novos valores, estabelece novos modelos. A reflexão sobre esses processos de formação vive a