A Assist Ncia Social
A trajetória do Serviço Social no Brasil surge a partir da eclosão da questão social, nas décadas de 1920 e 1930, com o processo de industrialização onde o estado utiliza estratégia de intervenção e regulação na questão social de via política social. Com as mudanças ocorridas no país principalmente as econômicas, o processo de industrialização, que evoluiu rapidamente. Com a crise no café os operários do campo se voltam para as grandes cidades, isso tomou grandes proporções no crescimento desordenado das cidades, vivendo em condições precárias de higiene, saúde e habitação.
A assistência social no Brasil acontece não muito diferente dos outros países, tem sua história pautada nas ações de benemerência, caridade e assistencialismo, se utilizou durante muito tempo de ações filantrópicas para ajudar aqueles mais necessitados. Seguindo nessa perspectiva por muitos anos, ao passar do tempo vai pouco a pouco evoluindo e dando cara a um novo modelo social de atender as necessidades da população brasileira. Em 1942 no período da segunda guerra mundial, surge a LBA, Legião Brasileira de Assistência fundada em 28 de agosto de 1942, por então primeira dama Darcy Vargas, com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados para a guerra, com o final da guerra tornou-se órgão de assistência ás famílias necessitadas em geral, assistencialismo, que não gerava direitos aos cidadãos. Atuou nos princípios da assistência em todos os âmbitos de gestão governamentais, e convênios com ONGs e no atendimento á criança e ao adolescente.
Com ela apareceram diversas outras organizações que tinham o mesmo objetivo, tratar de acordo com as necessidades e sempre dentro do assistencialismo que já era de práxis.
Porém em 1988 a Assistência Social passa a ter uma nova concepção, a de política pública de direito, uma vez que a partir dessa data estava inclusa na constituição como parte integrante da seguridade social, dando aos cidadãos de que