A Assist Ncia Social No Brasil
O campo de trabalho do assistente social era visto como serviço de caridade, tinha como objetivo a função de ajudar a pessoas em suas necessidades imediatas , a exploração de trabalho infantil e da mulher, os idosos e mendigos . O serviço era realizado também com a ajuda de voluntários da igreja .
Umas das importantes transformações no campo de trabalho do assistente social foi a criação UCISS - União Católica Internacional de Serviço Social, que passa a identificar o assistencialismo como caráter profissional.Foi na década de 40, no governo de Getúlio Vargas que o serviço social passou a ser visto como profissão .
Com o surgimento das atividades industriais e as classes operárias , houve um grande deslocamento da famílias para as grandes cidades , onde todos buscavam empregos e condições de vidas melhores. Essa procura trouxe como consequência , o alto índice de desemprego, favelas , mendigos e doenças, que fez com as desigualdades sociais passassem a ser mais visíveis e a exigir maior atenção do Estado.
O profissional pode trabalhar tanto em conjunto com a sociedade de forma voluntaria , atendendo as necessidades sócias, como trabalhadores assalariados com participação nas elaborações de políticas sócias, implementações de programas sociais, auxiliar em soluções de conflitos e questões sociais com um grupo específico de pessoas . E ainda pode trabalhar com grupos diversos como crianças, idosos, dependentes químicos, etc.
As privatizações se deram em detrimento dos direitos sociais, onde obtivemos a reforma da previdência onde o governo tem transportado á iniciativa privada os investimentos do campo de seguridade social.
Diante dos processos de privatizações o assistente social está tendo seu espaço dentro das