A Assist Ncia Social No Brasil No S Culo XXI 2
Rafaella
Resumo: Este artigo reflete sobre a história da assistência social no Brasil durante o século XXI, destacando sua importância, seus avanços e problemas encontrados ao longo desse período. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica, por meio de sites, revistas especializadas e livros, que tratam do assunto.
Palavras-chave: assistencia social-século XXI
Abstract:
Key-words:
As primeiras iniciativas de atendimento aos necessitados ocorreram no seio das igrejas, especialmente da Igreja Católica. As ações sociais das ordens religiosas assumiam seu compromisso com os pobres com base na caridade e generosidade cristã desenvolvendo ações de benemerência que ocorriam de forma individualizada - na concessão de esmolas ou auxilio material, ou em atividades regulamentadas e organizadas. A partir do século XVIII a igreja criou as estruturas de coleta de doações, estabeleceu a oferta de serviços e construiu inúmeras “obras pias”, localizadas ao lado das igrejas e dos conventos religiosos.
As Santas Casas de Misericórdia se tornaram as instituições mais conhecidas da igreja ao longo dos séculos XVIII e XIX e a partir delas as diversas necessidades emergenciais da população eram atendidas. O aumento das demandas sociais levou as diretorias a organizar instituições regulares de atendimento coletivo: na área da saúde foram criados hospitais especializados, como aqueles que atendiam exclusivamente os doentes de hanseníase ou tuberculose; para o atendimento aos desamparados surgiram as “rodas dos expostos” ou “roda dos enjeitados”2 – um recurso para manter em sigilo a identidades dos pais que abandonavam seus filhos aos cuidados de amas e irmãs de caridade.
A partir de 1822, com a população das cidades aumentando, cresceu também o numero de crianças abandonadas e perambulantes o que levou as Santas Casas à criação de inúmeras instituições sociais para órfãos, abandonados e outros necessitados. Surgiam assim as grandes