TRABALHO UNOPAR PROCESSOS GERENCIAIS
1 INTRODUÇÃO 7
2 ALGUMAS FERRAMENTAS DO MARKETING 8
3 A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS 15
4 CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL 19
4.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO OU RATEIO 19
4.2 CUSTEIO VARIÁVEL OU DIRETO 20
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho foram abordadas algumas questões relacionadas as disciplinas de Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional, Gestão de Custos e Metodologia Científica.
Foi elaborada uma pesquisa teórica com o intuito de aprofundar os conhecimentos e mostrar o quanto é importante a busca contínua pela qualidade em todos os processos de uma organização, sejam no ambiente externo ou interno. Boas ferramentas para melhoria do relacionamento com o consumidor, bons indicadores de qualidade, um diagnóstico organizacional bem feito, um método de custeio correto, etc., podem com certeza elevar a organização a um nível superior aos de seus concorrentes no mercado competitivo atual. Com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica como fonte de estudo foi possível ter o entendimento e compreensão necessários para a execução desse trabalho.
2 ALGUMAS FERRAMENTAS DO MARKETING
O que é Marketing?
Segundo a AMA (American Marketing Association – Nova definição de 2005), “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.
E o que é Marketing de Relacionamento?
Segundo McKenna (1991) “Marketing de relacionamento significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas”. Então, é perfeitamente possível, entender o Marketing de Relacionamento como um combinado de ações estratégicas que tem como objetivo a manutenção do bom