Conflito Haiti
Para entender o que está acontecendo no Haiti, vamos fazer um breve resumo dos acontecimentos nesses últimos anos.
O Haiti sofreu a ditadura de Maurice Duvallier -- o terrível “Papá Doc” dos Ton-Ton Macoutes -- a partir de 1957, até à sua morte, e uma breve sucessão do seu filho “Baby Doc” que acabou fugindo para França em 1986. Foram quase três anos de sofrimento para o povo haitiano.
Nessa época, começa a ganhar notoriedade um jovem sacerdote salesiano, Jean Bertrand Aristide, pelas suas sistemáticas denúncias da angustiante situação do povo haitiano e da necessidade de realizar eleições livres. Juntando-se a outros prestigiosos militantes democráticos, como Gérard Pierre - Charles fundam o Movimento Lavalas (que em crioulo significa avalancha), que obtêm uma esmagadora vitória eleitoral, levando-o à Presidência; que assume em 1990.
Em 1991, o seu governo é derrubado por um golpe militar dos sectores duvallieristas, encabeçado pelo General Raoul Cedras. O exército norte-americano repõe-no no governo em 1994 e os Estados Unidos concedem-lhe um empréstimo de 500 milhões de dólares. A partir desse momento, efetua uma reviravolta completa, conduzindo o governo por uma via declaradamente neoliberal, subordinada aos organismos de crédito internacionais e ao governo dos EUA. Constituiu-se o chamado Grupo dos 184, que agrupa associações de empresários, trabalhadores rurais, estudantes e organizações cívicas e