cartilha de bikes itau
Dicas para andar de bike pela cidade com segurança.
Pensando em mobilidade urbana e qualidade de vida, o Itaú Unibanco, em parceria com as prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro e as empresas Samba e Serttel, criou um sistema de compartilhamento de bicicletas.
O objetivo é você aproveitar melhor a cidade, locomover-se com rapidez e tranquilidade e ainda contribuir para a redução do congestionamento e da poluição nas grandes cidades.
Se você gosta de pedalar ou quer começar, aqui estão algumas dicas para curtir a bike de forma segura. Bike é um veículo. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a bike é um veículo, e com isso o ciclista pode circular pelas ruas e estradas assim como os carros e as motos. Mas você tem que ficar sempre ligado nos seus direitos e deveres. Fique por dentro de tudo no site http://www.ta.org.br/site/Banco/4leis/
CTB_Bolso.pdf.
Bike no caminho certo. Pedalar em ruas mais tranquilas é muito melhor do que em avenidas movimentadas. Assim você aproveita o trajeto e não fica estressado. Sempre que possível procure rotas alternativas. Planeje o caminho com antecedência. Confira o mapa de ciclorrotas para ver qual o melhor trajeto: http://www.cebrap.org.br/v2/files/ upload/diversos/ciclorotas_sp_2011.pdf. Consulte ciclistas mais experientes na região e peça dicas. Eles sempre podem saber caminhos ou outras informações que possam ajudar no seu trajeto.
Bike, seu lugar é na rua. Ande com sua bike pela rua, ocupe metade da faixa da direita. Evite pedalar muito próximo ao meio-fio.
Isso deixa você menos visível aos outros motoristas. Cuidado com portas abrindo, principalmente quando pedalar perto de carros estacionados.
Bike na contramão? Não. Andar na contramão é uma infração grave de trânsito. Siga sempre o mesmo sentido dos outros veículos. Ao pedalar contrário ao fluxo, você poderá surpreender motoristas, pedestres e outros ciclistas que decidam cruzar