Haiti - Da Colonização Até Atualmente
A ilha onde está o Haiti é a segunda maior ilha do Mar do Caribe (perde em tamanho somente para a ilha de Cuba). Localizado logo ao sul de Cuba, o Haiti está mais ou menos no meio do caminho entre a América do Norte e América do Sul.
Com tropical, o Haiti apresenta um clima quente no Verão e ameno no Inverno, com um solo fértil e uma boa quantidade de chuvas anuais, o Haiti foi descoberto pelos humanos mais ou menos no ano 7000 a.C.
Os primeiros nativos que colonizaram a região do Haiti, possivelmente vindos da América do Norte, se dedicavam a agricultura de subsistência (plantar somente para comer) e a caça. Estes índios, que viviam de forma simples e pacífica, nunca chegaram a desenvolver uma civilização avançada nos territórios do Haiti.
A Chegada do Povo Europeu ao Haiti e a Conquista de Colombo (1492)
As coisas começaram a mudar no Haiti em 1492, quando a ilha foi descoberta pela frota do navegador Cristóvão Colombo.
Trazendo tecnologia, canhões, soldados e armas de fogo, Colombo logo conquistou a ilha facilmente, com seus exércitos massacrando quase todos os índios originais, que não tinham tecnologia de guerra para resistir.
Após dominar a região, deu o nome a Ilha de Hispaniola (nome usado até os dias de hoje, possivelmente uma homenagem ao seu país, a Espanha).
A colônia de Hispaniola, que originalmente pertencia à Espanha, mas por motivos de política, foi logo dividida com a França, onde cada país ficou com um lado da ilha. Da colônia Espanhola surgiu à República Dominicana, da colônia Francesa, surgiu o Haiti.
A Era de Colonial do Haiti (1493 – 1793)
Devido ao solo fértil e a boa localização da ilha, em poucas décadas o Haiti se tornou a colônia mais rica do Império da França. Plantando açúcar, cacau e também café (produtos que não eram possíveis de plantar na Europa), a França e os habitantes coloniais da ilha ganharam muito dinheiro.
Mas nem tudo era prosperidade no país. Com a economia