caribe
Introduçao 2
COLONIZAÇÃO DO CARIBE 3
O CARIBE ANTES CONTATO EUROPEU 4
A ÉPOCA COLONIAL 5
CONQUISTA ESPANHOLA 5
OUTRAS POTÊNCIAS EUROPEIAS 6
O IMPACTO DO COLONIALISMO NO CARIBE 7
GUERRAS 9
INDEPENDÊNCIA 10
RELAÇÃO COM OS ESTADOS UNIDOS 11
SÍMBOLOS DA COLONIZAÇÃO DE CARIBE 13
IMAGENS 15
Bibliografia 17
CONCLUSAO 18
Introduçao
COLONIZAÇÃO DO CARIBE
Uma expedição de Cristóvão Colombo partiu do Porto de Palos em agosto de 1492, e depois de uma viagem tumultuada chegou à ilha caribenha em 12 de outubro do mesmo ano.
Colombo estava em busca de uma nova rota para o Oriente, para expandir a fé cristã e promover a ampliação das redes mercantis da Europa para o Oceano Atlântico.
A colonização espanhola deu-se a partir da Ilha Hispaniola, e foi baseada na exploração de ouro e da mão de obra indígena caribenha, mas os índios logo ficaram doentes, pois contraíram doenças dos colonizadores e começaram a morrer por doenças como varíola, tuberculose e gripe. Com isso, os espanhóis começaram a fazer expedições em outros locais, para capturar e escravizar indígenas nas áreas próximas a ilha.
A História do Caribe revela o importante papel desempenhado pela região nas lutas coloniais das potências europeias desde o século XV. No século XX, o Caribe foi novamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, a onda de descolonização no pós-guerra, e as tensões entre Cuba comunista e Estados Unidos. O genocídio, a escravidão, a imigração e a rivalidade entre as potências mundiais têm dado a história do Caribe um impacto desproporcional ao tamanho desta pequena região.
O CARIBE ANTES CONTATO EUROPEU
A evidência mais antiga de seres humanos no sul do Caribe está em Trinidad em Banwari Trace onde foi encontrado restos com 7 000 anos de idade. Estes depósitos pré-ceramicos, que pertencem à idade arcaica, têm sido descritos como ortoiroides. As primeiras evidências arqueológicas de assentamento humano em La Espanhola data de cerca de 3 600 a.C., mas a fiabilidade destes