América latina e África
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
DOCENTE: ANSELMO BUENO
SÉRIE: 2B
15 OUT 2013
Guilherme Carniel Giraldi, Thiago Jorge Junkes
RESENHA: AMÉRICA LATINA E ÁFRICA
Referência Bibliográficas: ALMEIDA, M.A. ; RIGOLIN, T.B. ; Geografia: Série novo ensino médio; Atica, SP, 3° Edição, 2010.
Tanto a África como a América latina sofrem hoje consequências do período de sua colonização, já que foram colônias de exploração, hoje esses continentes são atrasados perto dos demais, e sofrem com dividas do banco mundo ou FMI, já que precisam do dinheiro internacional para investir e chegar ao “Passo” dos outros países.
A América latina e a áfrica tiveram seus recursos naturais muitos explorados, pois os exploradores estavam interessados apenas em seus lucros e não em criar uma colônia próspera ou algo do gênero, dessa forma essas colônias de exploração que mais tarde conseguiram sua independência, pararam no tempo, enquanto seus exploradores cresciam e se desenvolviam. A mão de obra africana também foi extremamente explorada, foram mandados milhões de africanos para o trabalho escravo, em novas colônias, Dora ou dentro do continente africano.
Vários países pobres da América Latina sofrem com a dívida externa que acabam sendo uma forma de dependência econômica e política de outros países mais desenvolvidos. Eles utilizam esse dinheiro para melhorar o bem estar de sua população e desenvolver a tecnologia e economia do país, até porque, esses países estão em desenvolvimento.
Hoje a áfrica depende muito das políticas humanitárias e econômicas para que possam alimentar sua população, tem dividas enormes como FMI, e tentar se desenvolver economicamente, outro problema é que agrava a situação é a falta de tecnologia, que acontece por que os países da áfrica não tem dinheiro o suficiente para investir em tecnologia, já que gastam grande parte para alimentar a sua população, que muitas vezes este dinheiro não é o suficiente para alimentar a todos, é possível