Cultura
A Cultura nos diferencia dos demais seres vivos.
O jeito de viver da humanidade é um jeito de viver sociocultural e envolve três elementos muitos importantes a padronizar o comportamento de cada um de nós a linguagem, o trabalho e os valores, com os quais os homens produze e transformam coisas e idéias, decidem o que é e o que não é importante, organizam as relações criando regras para a vida social.
No interior da cultura homens e mulheres recebem, aprendem, reproduzem, transformam, transmitem conhecimento e criam o mundo por meio das praticas socioculturais.
Nos faz viver em grupo.
Na sociedade primitiva, a educação acontecia de modo espontâneo e integral.
O processo educativo tinha como instrumento a transmissão entre os membros do grupo.
A educação acontece em todos os lugares em que vivemos nos relacionando com outras pessoas, no trabalho na família no quintal no mato, na igreja, nas comunidades. Em qualquer ambiente, alguém educa alguém, e para acontecer necessita da comunicação, transmissão e aquisição do conteúdo da educação ( crenças, valores, conhecimento, hábitos).
Nos torna políticos.
O a linguagem o homem significa pensamentos, sentimentos, emoções, interesses, vontades de atos desejos de agir; organiza o mundo, construindo sentidos para o que faz aprende.
O sistema escolar vem sendo transformado pelas políticas públicas almejando uma educação pública de qualidade organizado em educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio compreendendo o ambiente natural e social, no sistema político, tecnológico, científico, entre outros.
A cultura é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo Brasileiro. Não existe uma cultura Brasileira perfeitamente homogenia, e sim uma mistura de diferentes culturas que formam juntas, a cultura do Brasil.
A