Trabalho
As coisas começaram a mudar no Haiti em 1492, quando a ilha foi descoberta pela frota do navegador Cristovão Colombo.
Trazendo tecnologia, canhões, soldados e armas de fogo, Colombo logo conquistou a ilha facilmente, com seus exércitos massacrando quase todos os índios originais, que não tinham tecnologia de guerra para resistir.
Após dominar a região, deu o nome a Ilha de Hispaniola ( nome usado até os dias de hoje, possivelmente uma homenagem ao seu país, a Espanha ).
A colônia de Hispaniola, que originalmente pertencia a Espanha, por motivos de política, foi logo dividida com a França, cada país ficando com um lado da ilha. Da colônia Espanhola surgiu a República Dominicana, da colônia Francesa, surgiu o Haiti.
Devido ao solo fértil e a boa localização da ilha, em poucas décadas o Haiti se tornou a colônia mais rica da Império da França. Plantando açúcar, cacau e também café ( 3 produtos que não eram possíveis de plantar na Europa ) a França e os habitantes coloniais da ilha ganharam muito dinheiro. Mas nem tudo era prosperidade no Haiti, com a economia fortemente baseada na escravidão, uma minoria rica Francesa controlava com mãos de ferro uma maioria Africana escravizada.
O Haiti era composto por grandes fazendas ( latifúndios ) e quase todos os artigos não agrícolas ( roupas, utensílios, ferramentas, armas, etc… ) eram