Trabalho Final De O
Engenharia de Produção
Ana Cecília da Silva Ferreira
Jaqueline Oliveira Silva
Márcio Luís Hirae Gomes
Moises Rodrigues da Silva
Murilo Germano da Silva
Análise organizacional de uma empresa do setor de moda intima
Catalão
2011
Caracterização da empresa e do setor produtivo
A empresa em estudo trata-se de uma confecção de moda intima com nome de Maria Bonita, localizada no Estado de Goiás na cidade de Catalão. Nesta empresa são confeccionados diversos produtos de moda intima feminino, no qual se destacam calcinhas, sutiãs, corselet e baby doll, para diversos estilos. A organização nasceu de uma parceria feita com a atual sócio da empresa e um outro membro. Contudo, essa primeira formação societária não obteve êxito, fazendo com que o então atual sócio desfizesse esta parceria e iniciasse outra com sua esposa. Desde então a empresa vem passando por um processo de crescimento, aumentando suas vendas e produção.
A empresa se localiza em uma cidade referencia no setor de lingerie, que com o apoio de uma cooperativa que auxilia as empresas associadas a “fortalecer o setor confeccionista por meio da união destes empresários, para aumentar o seu poder de negociação com fornecedores e fazer parcerias com entidades públicas para suprir a infraestrutura destas empresas, capacitação de mão-de-obra, aquisição de máquinas e matéria-prima mais acessíveis” (UNICON). O sócio da empresa Maria Bonita atua como o atual presidente dessa cooperativa.
Análise das configurações organizacionais
A confecção Maria Bonita adota um sistema de coordenação de padronizações – padronização dos processos de trabalho – segundo os mecanismos de coordenação de Mintzberg.
A empresa tem em sua dependência tem muitos funcionários contratados diretamente, na sua maioria costureiras (operários). Com uma quantidade de tamanha escala de empregados não coube adotar um sistema de coordenação de supervisão direta e muito menos de ajuste mútuo. No