AN LISE DO TEXTO DE IN ELIAS CASTRO
INTERNACIONAL CONTEMOPORÂNEO: GLOBALIZAÇÃO E
ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS" E O DOCUMENTÁRIO DE MILTON
SANTOS: "O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ"
O capítulo 6, do livro "Geografia e política: território, escalas de ação e instituições", mostra, teoricamente, o que é a globalização e seus processos.
Em uma ampla visão, Iná explica que este é um processo de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política. Aponta que foi identificado pelo Fundo Monetário Internacional(FMI), no ano 2000, quatro aspectos básicos da globalização: o comércio e transações financeiras; movimentos de capital e de investimento; migração e movimento de pessoas; e, disseminação do conhecimento.
Ao decorrer do texto, a autora identifica quais são os elementos e as bases do sistema globalizado que são: o capital, as empresas, o mercado, o trabalho, os estados e o território.
E, na percepção de Milton Santos, podemos ver o quão impactante foi e está sendo o processo de globalização.
O mundo passou por grande transformação principalmente no século XX, onde ocorreram várias revoluções, crescimento da tecnologia, novos produtos inseridos no mercado, e consequentemente o impacto do consumismo voraz.
No documentário, Milton Santos esclarece como o mundo tornou-se capitalista, e que assim surgiram muitas contradições. Foi mostrado como nosso mundo possui três faces: a primeira é a globalização como fábula, que é o mundo como nos fazem vê-lo, a segunda é a globalização como perversidade, que é exatamente o mundo como ele é, e a terceira é uma outra globalização, que é como o mundo poderia ser.
As crises econômicas, as divisões da sociedade e do território, o papel da mídia e as revoltas populares em vários países do mundo, são retratados como consequência da globalização desigual em que estamos inseridos atualmente.
Um ponto de grande polêmica que foi mostrado, é o Consenso de Washington, onde países que aderiram a esse